Como blindar juridicamente a sua empresa

Se a sua empresa já foi demandada em ação trabalhista ou você gostaria de evitar uma eventual ação trabalhista, que diga-se de passagem custa caro para o caixa da empresa, esse artigo muito lhe interessa.

O atual contexto político e social exige de todos uma atuação cada vez mais transparente e em conformidade com padrões éticos e de integridade. Dessa mesma forma se espera que ocorra no ambiente corporativo, e aqui já fica registrada a principal regra do jogo.

Abaixo explico melhor mais algumas medidas que podem ser adotadas no sentido de blindar juridicamente a sua empresa.

Primeiramente, é necessário conhecimento da legislação trabalhista, para saber como jogar e jogar bem, primeiro você tem que conhecer as regras do jogo.

É preciso que a empresa possua um fluxo de procedimentos internos para saber como deve agir na contratação, no desligamento do colaborador, nos pagamentos das verbas e até mesmo como proceder no armazenamento de documentos.

É necessário, também, a realização de auditoria trabalhista periódica para validar o cumprimento das obrigações trazidas no item anterior, lembrando que sempre que a ação estiver fora do padrão precisará ser reajustada.

Outro ponto de suma importância, ter um bom controle de ponto, afinal, cumprimento de jornada é uma boa forma de evitar passivo trabalhista.

Por fim, nunca foi tão necessário o fortalecimento da cultura organizacional e o bom relacionamento dos empregados, saúde em primeiro lugar.

Existem muitas outras ferramentas que a empresa diligente pode utilizar para evitar ser demandada, preservando seu caixa e a sua imagem, mas, para começar, estas já surtirão efeitos.

Caso você queira continuar conversando comigo sobre este assunto estou disponível por meio do e-mail: [email protected]

Outras Publicações